Ministra da Agricultura visita Chapecó para apresentar medidas de apoio aos agricultores

Ministra da Agricultura visita Chapecó para apresentar medidas de apoio aos agricultores

12 de janeiro de 2022 Off Por Editor



  • A intenção da visita da Ministra, é apresentar medidas de apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem.

    Nesta quarta-feira, 12, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador Carlos Moisés estiveram em Chapecó para apresentar medidas de apoio aos agricultores atingidos pela estiagem.

    A intenção da visita da Ministra, é apresentar medidas de apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem. O evento está agendado para está quarta-feira, 12, às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    “A ministra aceitou o nosso convite e virá a Santa Catarina para acompanhar de perto os impactos da estiagem. Em três anos, o Governo do Estado investirá mais de R$ 300 milhões para incentivar a reserva de água nas propriedades rurais catarinenses. Temos programas com condições especiais e grandes descontos, criando as condições necessárias para que cada propriedade rural faça seu sistema de captação de armazenagem de água, além da proteção de fontes e nascentes. Nós criamos ações efetivas, com soluções de longo prazo. Um trabalho que continua e recebe agora o reforço da ministra em Chapecó”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

    Além da ministra, vir para o evento com produtores rurais, ela visitou a propriedade do Wolmir Meneghatti. Produtor de milho e leite que há três anos tem a safra praticamente condenada por conta da estiagem.

    O produtor perdeu mais de 3 mil sacos de milho com a estiagem nos últimos três anos, um prejuízo, de 280 mil reais. E uma área de 17 hectares de plantação de milho foi condenada apenas este ano.

    Cerca de 175 mil metros quadrados. Isso equivale a 200 campos de futebol. Tudo perdido para a estiagem.

    Além da perda no milho, o produtor também tem a questão do leite. Com 70 animais na propriedade e tem um gasto de 5 a 6 mil litros de água por dia. Com a estiagem, ele perdeu 40% da produção de leite, e isso representa um déficit de menos 300 litros por dia. Um prejuízo de 216 mil reais por ano, nos últimos tres anos.

    Somando tudo, nos últimos três anos esse produtor investiu cerca de 400 mil reais na propriedade e teve um prejuízo de quase um milhão de reais. “Estou pagando para trabalhar”, declarou o produtor.

    Com informações SCC10