IFSC auxilia na capacitação de taxistas, recepcionistas de hotéis e garçons

IFSC auxilia na capacitação de taxistas, recepcionistas de hotéis e garçons

7 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • O Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é parceiro da Prefeitura Municipal de Chapecó em uma ação inédita na cidade: o projeto Desbravando Nosso Potencial Turístico.
    As primeiras ações ocorrem nesta semana com a capacitação de três públicos fundamentais para receber os turistas na cidade: taxistas, garçons e recepcionistas de hotéis.
    Os encontros abordam assuntos como qualidade no atendimento e o potencial turístico de Chapecó, e são conduzidos por professores e técnicos-administrativos do IFSC e também pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura.
    Os taxistas foram divididos em três turmas e cada uma terá aulas durante seis horas, divididas em dois dias. O primeiro grupo iniciou ontem e continua na próxima segunda-feira, das 9h às 12h, no Eston Hotel.
    A segunda turma teve aula nesta terça-feira e terá o próximo encontro no dia 14 de junho, das 18h às 21h. E o terceiro grupo terá aula amanhã e na próxima quarta-feira, das 13h às 16h. Ambos serão no Hotel Mogano Premium.
    “Realizamos a primeira aula e ficamos muito satisfeitos. Inclusive voltei para o ponto de táxi e já divulguei para meus colegas que não foram e pedi para que eles participem”, comenta o taxista Luiz de Moraes.
    Para Moraes, é importante que os taxistas saibam os eventos que estão sendo realizados ou que serão realizados em Chapecó. “Muitas vezes nós ficamos sabendo dos eventos só quando levamos algum cliente. Mas é importante saber antes, nós podemos orientar, tirar dúvidas das pessoas que chegam”, afirma o taxista.
    Além dos taxistas, o IFSC também ajuda na capacitação de garçons, nos dias 7 e 14 de junho, das 14h às 17h, no Restaurante Horizonte.
    E, por último, haverá oficinas com recepcionistas de hotéis, nos dias 20 e 22 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
    Conteúdo das oficinas
    A professora do IFSC, Roberta Cajaseiras, afirma que as oficinas visam sensibilizar os profissionais para a importância da qualidade no atendimento aos clientes, o comportamento e a segurança no trânsito, além da divulgação da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) – que será realizada em setembro – e ainda sobre o potencial turístico do município.
    Sobre a qualidade no atendimento, Roberta explica que serão trabalhados aspectos como apresentação pessoal, concorrentes, conforto do cliente, cortesia e acessibilidade. Sendo que cada oficina será focada para o público específico: taxistas, recepcionistas e garçons.
    Para os taxistas, também ocorrem oficinas sobre o Comportamento no Trânsito. O professor do IFSC Juares de Melo Vieira explica que as aulas abrangem a direção defensiva e irá debater sobre as dificuldades do taxista em Chapecó, como condições das vias, semáforos, lombadas e rotatórias em excesso.
    Outras entidades também se uniram à iniciativa: Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, Sihbarsc (Sindicato dos Hotéis) e Sincavir (Sindicato dos Taxistas). (Com informações da Assessoria de Imprensa da IFSC).
    oficina-com-taxistas-2 oficina-com-taxistas-1 oficina-com-taxistas-3

    Prefeitura de Chapecó