SC é alvo de operação contra fraudes em obras públicas; Veja o prejuízo!

SC é alvo de operação contra fraudes em obras públicas; Veja o prejuízo!

10 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • Também foram expedidos mandados de prisão no Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

    A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Rolo Compressor em seis estados brasileiros, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal, para investigar fraudes em obras públicas. Santa Catarina é um dos locais investigados.

    Iniciada em 2015, a investigação diz respeito a fraudes em contratações e execução de obras públicas, incluindo superfaturamento e sobrepreço, visando o desvio de recursos públicos, além de atos de corrupção e lavagem de dinheiro, com indícios de que o esquema criminoso funcionava há mais de uma década.

    A operação tem como alvo servidores públicos do DNIT e empresas responsáveis pela execução e supervisão de obras contratadas pelo órgão no Paraná. Em apenas um dos contratos sob investigação, com valor contratado superior a R$ 700 milhões, por exemplo, há constatação de prejuízo de mais de R$ 60 milhões para os cofres públicos, segundo auditoria da CGU.

    As buscas envolvem 125 policiais em 26 locais, bem como a prisão de um dos investigados e o afastamento cautelar de cinco servidores públicos e bloqueio dos seus bens. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Curitiba.

    Confira as equipes envolvidas nos mandados em cada estado

    Paraná: Curitiba, 4 equipes; Cascavel, 2 equipes; Foz do Iguaçu, 1 equipe; Maringá, 4 equipes.
    Distrito Federal: Brasília, 3 equipes.
    Mato Grosso: Cuiabá, 2 equipes; Chapada dos Guimarães, 1 equipe.
    Santa Catarina: Florianópolis, 3 equipes.
    São Paulo: na Capital, 1 equipe.
    Minas Gerais: Belo Horizonte, 3 equipes.

    Veja a resposta do DNIT para a Operação Rolo Compressor

    O DNIT colabora com a investigação, visando a completa elucidação dos fatos. Trata-se de inquérito instaurado em 2015 e se refere a práticas ocorridas antes desse período. As instâncias de integridade da Autarquia também estão apurando os fatos a fim de adotar as medidas administrativas que forem necessárias. O Departamento está em permanente contato com os órgãos de controle e reafirma que pauta sua atuação dentro da legalidade e lisura, respeitando todos os princípios éticos da administração pública.