Casan lança edital para dragagem do lajeado São José em Chapecó

Casan lança edital para dragagem do lajeado São José em Chapecó

11 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • A CASAN vai executar nos próximos meses uma segunda etapa de limpeza do principal manancial de abastecimento de Chapecó, o Lajeado São José. Foi lançado esta semana o edital para contratação dos serviços. O objetivo é dar sequência ao trabalho iniciado no ano passado e aumentar a capacidade de reserva de água na barragem de captação de água.

    A contratação do serviço prevê a realização da limpeza mecanizada e dragagem do lodo acumulado no fundo do Lajedo. Segundo o superintendente da CASAN na Região Oeste, Daniel Scharf, a estimativa é remover 400 mil metros cúbicos de lodo.

    “A meta é mais do que dobrar a capacidade atual de armazenagem de água no lago, trazendo mais segurança para o abastecimento local”, explica Daniel.

    O material retirado será colocado em geobags, grandes bolsas usadas em projetos de proteção ambiental e no gerenciamento de resíduos. O trabalho deve se prolongar por dois anos, em um investimento de cerca de R$ 36 milhões.

    “Essa limpeza em grande profundidade nunca foi realizada na barragem. Para se ter uma ideia, na primeira etapa do projeto foram removidos 60 mil metros cúbicos de lodo, sendo que agora a previsão é retirar 400 mil metros cúbicos de material”, destaca o superintendente.

    A CASAN contratou uma empresa especializada para realizar o estudo ambiental e o projeto foi licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). “Foi feito um estudo bem criterioso. O objetivo é garantir a segurança ambiental, além proporcionar à população de Chapecó grandes benefícios na preservação de água para o abastecimento”, complementa Daniel.