Projeto de lei prevê instalação de bloqueador de ar em hidrômetros

Projeto de lei prevê instalação de bloqueador de ar em hidrômetros

21 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • A bancada de oposição da Câmara de Vereadores do município de Anchieta-SC, propôs ao executivo a instalação de um bloqueador de ar nos registros de água – hidrômetro – em cada residência.

    O vereador Tiago Moserle, comentou que a ideia se deve aos problemas com a falta de água que acaba deixando o encanamento vazio, mas com passagem de ar. Para ele, isso tem alterado a fatura de água cobrada pela companhia em Anchieta. O vereador lembrou também do período atualmente enfrentado com frequente falta de água na cidade nas últimas semanas devido às baixas precipitações. A proposta vai ser votada na próxima sessão que ocorre nesta quinta-feira, 24, e segundo ele, o projeto poderá ser aprovado e espera que o executivo sancione a lei.

    A proposta do legislativo de Anchieta, caso aprovada, terá prazos previstos na lei feita pelos vereadores no que diz respeito à instalação dos bloqueadores de ar.

    O vereador Tiago Moserle, lembrou que a proposta foi baixada em comissão para melhor análise antes de ir a plenário para votação. Se aceito, o executivo possui um prazo para avaliar e caso veja necessidade poderá vetar total ou parcialmente ou sancionar a lei. Caso seja aprovado, a companhia teria 180 dias para adquirir os equipamentos necessários. Passados este período, os moradores poderiam acionar a Casan e solicitar o bloqueador de ar. A empresa teria 30 dias para instalar. Conforme Tiago, caso este tempo não seja obedecido, a companhia teria que, compulsoriamente por meio da lei, promover um desconto de 30% na fatura de água do mês condizente. A lei entra em vigor em outubro deste ano.

    Com informações Peperi