Vídeos: equipe do CBMSC localiza 10 vítimas entre os escombros em Petrópolis

Vídeos: equipe do CBMSC localiza 10 vítimas entre os escombros em Petrópolis

23 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) chega ao quarto dia de trabalho em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, com o saldo de 10 localizações efetivas de vítimas e a retirada de cinco corpos dos escombros, sendo que as outras cinco seguem com ações de remoção.

    O município fluminense foi duramente atingido por um forte temporal há nove dias, que provocou deslizamentos e alagamentos. Várias partes da área urbana foram destruídas e o total de morte chegou a 195, até a noite desta segunda-feira, 21.

    A primeira equipe catarinense formada por nove os militares e cães do CBMSC embarcou neste sábado, 19, para o Rio de Janeiro e atuou intensamente desde a chegada. No próximo fim de semana, outra equipe seguirá para Petrópolis e a que está atuando por lá voltará para Santa Catarina.

    Revezamento

    Nesta quarta-feira, 23, a manhã foi de descanso, já que os trabalhos realizados nesta terça, 22, se estenderam até às 21 horas. Há um revezamento planejado entre as corporações. Ou seja, quando o CBMSC voltar a atuar, outra equipe sai da cena para descansar.

    O Capitão Alan explica que além de ser um cuidado com os animais, estas pausas também são importantes para a retomada do foco, após dias de trabalho.

    Nesta terça (22), a equipe do CBMSC foi fundamental para o apontamento dos locais de mais três vítimas, retiradas dos escombros.

    Conforme os Bombeiros Militares, esta operação é uma missão de solidariedade e o trabalho é realizado para trazer alento aos familiares das vítimas.

    Nesta tarde (23), parte da equipe foi acionada para apoiar a missão de rastreamento nas margens de um rio. Além da atuação em deslizamentos as equipes buscam em rios, córregos e entornos. Nesta área o grupo que atuou foi formado pelo capitão Alan, cabo Fumagalli e Hunter, cabo Canever e Léia, além do soldado Giandro.
    A intenção é fazer o descarte das áreas com possíveis vítimas, para que a busca seja continuada em outros pontos.

    No local em que foi realizado o trabalho, que durou quase quatro horas, não foram encontrados vestígios ou apontamento de vítimas.

    A partir de agora a equipe do CBMSC segue em prontidão à disposição para acionamento.

    Avaliação
    Prezando pela saúde e cuidados dos cães no período de descanso da equipe de SC, a veterinária do CBMERJ esteve no alojamento dos militares catarinenses, para apoio e análise dos animais. Todos foram examinados pela tenente Fabiana Cristina e seguem em condições de atuação.

    Apontamento de possível vítima pelo cão Hunter:

    Apontamento de possível vítima pelo cão Bravo: