Perfuração de poços em Chapecó inicia no sábado, na Efapi

Perfuração de poços em Chapecó inicia no sábado, na Efapi

24 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • No próximo sábado inicia a perfuração dos poços profundos em Chapecó, um dos itens do termo de compromisso firmado entre a Casan e a Prefeitura de Chapecó, na quinta-feira passada. O primeiro poço será no Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. Os demais serão no Santo Antônio, Paraíso e Líder, conforme definição em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na Prefeitura.

    “A Casan cumpriu a primeira etapa, que era a contratação dos caminhões para transporte de água bruta do rio Uruguai, caminhões-pipa para abastecer onde não tem água, e a limpeza da barragem do Lajeado São José, coisa que nunca foi feita da maneira como está sendo realizada. Agora vamos para a segunda etapa, que é a perfuração dos poços e o projeto para captação de água no Rio Uruguai”, disse o prefeito João Rodrigues, em entrevista coletiva realizado na barragem do Engenho Braus, acompanhado da presidente da Casan Roberta Maas dos Anjos.

    A presidente da Casan disse que foram cumpridas as exigências do município, com 34 caçambas, 10 retroescavadeiras e quatro tratores trabalhando na retirada da lama do reservatório do Lajeado São José. Já foram retiradas 900 cargas de lama e, segundo a presidente, quando chover e voltar a encher o lago, o trabalho vai continuar com uma draga, que vai ampliar o reservatório em 400 mil metros cúbicos.

    Além disso 20 carretas estão buscando água bruta no rio Uruguai e 15 caminhões-pipa estão fornecendo água potável direto para a população. A Casan também comprou uma Estação Temporária, pelo período de um ano, que está instalada na Água Amarela, com capacidade para 30 litros por segundo.

    O investimento da Casan no momento é de R$ 35 milhões, sem contar o Projeto Rio Uruguai. A presidente da estatal também informou ao prefeito que os materiais para a adutora do Rio Uruguai serão adquiridos simultaneamente ao projeto, que deve iniciar ainda em 2022, segundo o compromisso firmado.

    “A Casan está cumprindo o que nós exigimos num prazo de dez dias e vamos resolver isso buscando água no Rio Uruguai. Chapecó não admite mais passar pro isso. Será a última vez que a população não vai ter água na torneira”, finalizou o prefeito.

    Ele também informou que serão instaladas câmeras no Lajeado São José para que a população possa acompanhar as obras.