Vídeo: Prédio condenado após incêndio é implodido no RS

Vídeo: Prédio condenado após incêndio é implodido no RS

7 de março de 2022 Off Por Editor



  • Local pegou fogo em 14 de julho de 2021 e matou dois bombeiros.

    O silêncio comum na manhã deste domingo (06), na região central de Porto Alegre, foi interrompido por um estrondo. A implosão do prédio da antiga sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública começou às 9h e durou menos de 10 segundos.

    A operação custou R$ 3,1 milhões, usou duzentos quilos de explosivos da marca Ibegel SSP e gerou mais de 20 mil toneladas de entulho. Esta foi a primeira implosão na Capital gaúcha em 45 anos.

    Estabelecimentos e moradias de um raio de 300 metros foram temporariamente desocupados. Ruas próximas, três estações de trens e a rodoviária foram fechados.

    Os veículos que viajam para outras cidades, estados e países tiveram que sair de um terminal de ônibus comum, ali perto. Oitenta profissionais da imprensa acompanharam a detonação de um espaço reservado, à beira do cais do porto da Capital, sem possibilidade de circulação pela área.

    O incêndio começou no quarto andar do prédio, na noite de 14 de julho do ano passado. Dois bombeiros, o tenente Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51, morreram no combate às chamas.

    Os corpos foram encontrados oito dias depois, após buscas que envolveram mais de 120 pessoas. A investigação concluiu que não foi incêndio criminoso, mas não conseguiu apontar as causas do fogo. A hipótese mais provável é de sobrecarga ou curto-circuito em algum equipamento.

    Assista ao momento da demolição: