MPSC define que Chapecó siga normas do estado contra o coronavírus

MPSC define que Chapecó siga normas do estado contra o coronavírus

8 de março de 2022 Off Por Editor



  • Decreto publicado pelo município sobre o uso de máscaras vai contra normas estabelecidas pelo estado.

    O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC ) recomendou, no Ofício n. 0004/2022 publicado nesta terça-feira (08), que a prefeitura de Chapecó siga todas as normas sanitárias estaduais e federais de combate ao coronavírus. O documento, assinado pelo Promotor de Justiça Bruno Poerschke Vieira, considera que medidas menos restritivas tomadas pelos municípios podem elevar o risco de propagação do vírus e sobrecarregar os sistemas de saúde.

    A instituição recomenda que Chapecó adeque seus decretos para que fique em conformidade com as normas estaduais. O Decreto Municipal n. 42.216/2022, publicado em três de março de 2022, define que o uso de máscara passa a ser facultativo em todo o território da cidade, tanto em local aberto quanto fechado, deixando sob responsabilidade de cada cidadão.

    Definição que vai contra o Decreto Estadual n. 1.578/2021, publicado em novembro de 2021, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em todo o território do estado. A recomendação deve ser cumprida em um prazo de 24 horas. Caso não cumpra as definições, o município poderá passar por medidas judiciais e extrajudiciais.

    A prefeitura municipal de Chapecó informou que “a administração vai avaliar o conteúdo da recomendação”.

    Com informações SCC10