Operação da PMSC resgata 280 pássaros em “rinha de canários”

Operação da PMSC resgata 280 pássaros em “rinha de canários”

8 de março de 2022 Off Por Editor



  • Em ação conjunta, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e os policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 18° BPM desencadearam uma operação para resgatar pássaros em situação de maus-tratos. O fato registrado no domingo, 6, flagrou aves utilizadas em “rinha de canários” na zona rural da cidade de Gaspar.

    Na oportunidade foram resgatados 280 pássaros. Todos os animais eram mantidos sob condições precárias e vários deles, inclusive, já apresentavam ferimentos graves, decorrentes da prática cruel, caracterizando ainda mais a condição de maus-tratos.

    A rinha de canários é semelhante à rinha de galos, onde os pássaros são colocados para “brigar” um contra o outro e a luta só termina quando uma das aves morre ou desiste por não aguentar mais lutar devido aos ferimentos. Para estimular as brigas são mantidas fêmeas presas no local das rinhas. Em alguns casos as aves são drogadas ou dopadas com remédios para aguentar mais tempo.

    As aves foram recolhidas e encaminhadas para tratamento e soltura no Hospital Escola Veterinária da Fundação Universidade Regional de Blumenau – HEV/FURB.