Morre nos EUA primeiro paciente que recebeu transplante de coração de porco

Morre nos EUA primeiro paciente que recebeu transplante de coração de porco

10 de março de 2022 Off Por Editor



  • David Bennett faleceu dois meses após receber coração de porco geneticamente modificado.

    David Bennett, o paciente de 57 anos com doença cardíaca terminal que fez história como a primeira pessoa a receber um coração de porco geneticamente modificado, morreu na tarde da ultima terça-feira, (8), dois meses após o procedimento.

    Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, responsável pela cirurgia, a condição de Bennett já vinha se deteriorando e ele estava recebendo cuidados paliativos.

    Considerado inelegível para transplante de coração convencional, David Bennett chegou ao Centro Médico da Universidade de Maryland em outubro de 2021 e passou pela cirurgia em 31 de dezembro, após a Food and Drug Administration dos EUA conceder uma autorização de emergência para a cirurgia.

    De acordo com o centro universitário, o coração transplantado funcionou muito bem por várias semanas sem nenhum sinal de rejeição e não há sinais de que isso tenha sido a causa do falecimento.

    Em nota, os médicos envolvidos na cirurgia lamentaram a morte do paciente e agradeceram a sua coragem.

    “Estamos devastados com a perda do Sr. Bennett. Ele provou ser um paciente corajoso e nobre que lutou até o fim. Estendemos nossas mais sinceras condolências à sua família”, disse Bartley P. Griffith, médico responsável pelo transplante. Muhammad M. Mohiuddin, professor de cirurgia e Diretor Científico do Programa de Xenotransplante Cardíaco da universidade acrescentou: “Somos gratos ao Sr. Bennett por seu papel único e histórico em ajudar a contribuir para uma vasta gama de conhecimentos no campo do xenotransplante.”

    Com informações UOL