Chapecó fazia parte da Rota de quadrilha Paulista que agia no Sul

Chapecó fazia parte da Rota de quadrilha Paulista que agia no Sul

16 de março de 2022 Off Por Eduardo Grassi



  • Na manhã de ontem, terça-feira (15/03), a Polícia Civil dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, deflagrou uma operação interestadual, denominada HOME BANKING, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por aplicar o golpe do “cartão clonado” em todo o Brasil.

    A investigação foi realizada pela 1ª Delegacia de Polícia de Erechim, depois que os criminosos aplicaram golpes em mais 20 vítimas, quase todas idosas, no município de Erechim, deixando-as com um prejuízo de mais de 150 mil reais. Os crimes foram praticados entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020.

    De acordo com o delegado, Gustavo Ceccon, Titular da 1ª Delegacia de Polícia de Erechim, os bandidos, com acesso a dados bancários obtidos por meios ilegais, ligavam para as vítimas se passando por funcionários das instituições financeiras, afirmavam que o cartão teria sido clonado e que um outro funcionário do banco iria passar na residência das vítimas para recolhê-lo. Durante a conversa telefônica, a pretexto de verificar os dados do cartão que supostamente teria sido clonado, os criminosos obtém a senha e outras informações sigilosas do titular da conta. Já em posse dos cartões, os criminosos vão até caixas eletrônicos e começam a fazer saques de dinheiro. Além disso, também fazem transferências de valores e pix para contas de pessoas ligadas ao grupo criminoso.

    No curso da investigação a polícia identificou até o momento 07 pessoas que fazem parte do grupo criminoso, cada uma tendo uma função específica: existe os líderes, os que recolhem o cartão e sacam o dinheiro, os que fazem o contato telefônico e os que fornecem as contas para receber e dar destino aos valores ilícitos. A quadrilha é toda do estado de São Paulo.

    A polícia também esclareceu que em Erechim, para aplicar os golpes, um dos criminosos chegou um dia antes dos crimes na cidade, deslocando-se de avião até o município de Chapecó, vindo com um motorista de aplicativo até Erechim, fez o levantamento dos locais, voltou no mesmo dia para São Paulo e repassou os dados para outra pessoa que faz parte da organização criminosa. Com o levantamento em mãos, no dia seguinte, outro indivíduo, saiu de São Paulo e foi até Erechim do mesmo modo, recolheu os cartões das vítimas e passou a sacar dinheiro e fazer transferências.

    Após ter reunidos todos esses elementos de convicção, a 1ª Delegacia de Polícia de Erechim, representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva de todos os suspeitos e por 09 mandados de busca e apreensão para locais relacionados aos criminosos. A justiça decretou a prisão de um dos investigados e deferiu todos os pedidos de buscas.

    Na manhã da última terça-feira (15/03), a Polícia Civil do estado de São Paulo, por meio do Setor de Investigações Gerais da cidade de Franco da Rocha, comandado pelo Delegado Reginaldo de Paula, cumpriu 08 mandados de busca e apreensão nos municípios de Caieiras, Francisco Morato e Santana de Parnaíba .

    Nas buscas, foram apreendidos cartões, um automóvel adquirido com o dinheiro dos golpes, laptop, anotações técnicas sobre bancos e outros materiais relacionados às fraudes.

    Além disso, um indivíduo foi preso preventivamente.

    Conforme o delegado Gustavo Ceccon, com o resultado da operação as investigações prosseguirão visando identificar mais indivíduos que podem fazer parte do grupo criminoso. Os investigados responderão por estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Bandidos que vierem aplicar golpes em Erechim serão presos, finalizou o delegado.

    Com informações RS Agora