Polícia Civil deflagra operação “Caixa Verde” e prende três homens nos estados de SC e SP

Polícia Civil deflagra operação “Caixa Verde” e prende três homens nos estados de SC e SP

17 de março de 2022 Off Por Editor



  • Nesta quinta-feira (17), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DRAS/DEIC), deflagrou a operação “Caixa Verde” e cumpriu três mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Garuva, e no Estado de São Paulo.

    A ação foi um trabalho em conjunto entre a DRAS/DEIC, a Divisão de Investigação Criminal de Joinville, e, em São Paulo, a 5ª Delegacia de Roubos a Bancos da DEIC/SP.

    Um dos homens presos nesta manhã (17), de 50 anos, registra longo histórico criminal, envolvendo diversos roubos a bancos e de cargas, desde a década de 1990, confrontos com policiais, além de seis fugas do sistema prisional.

    O homem estava desde 2018 foragido, usava nome falso e foi preso em Taboão da Serra (SP), local onde morava atualmente. Com ele, foram apreendidos uma carabina (fuzil) calibre 5.56, munições, capacete e colete balísticos, roupas táticas e equipamentos usados em roubos, especialmente contra bancos, tendo sido autuado em flagrante por esses crimes.

    Outro homem foi preso por ter seu envolvimento identificado durante a investigação. Ele tem antecedentes por crimes de roubo e de furto, em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná e foi preso em Joinville, durante a operação policial.

    Além disso, um terceiro homem foi preso temporariamente em São Paulo, na Vila Brasilândia, e seu envolvimento no crime ainda está sendo apurado.

    Os homens permanecerão presos enquanto as investigações prosseguem em seus respectivos Estados. O nome da operação, “Caixa Verde”, decorre dos criminosos utilizaram dezenas de caixas plásticas de cor verde para o transporte dos explosivos, armas e equipamentos.

    A investigação

    As investigações iniciaram no final de janeiro, na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina, com a apreensão de mais de 130 kg de explosivos, de 94 artefatos usados para o arrombamento de bancos e bases de valores, cinco caminhonetes blindadas, três fuzis do modelo AK-47, e com a prisão de três homens.

    A quantidade de material apreendido indicava uma grande e violenta ação criminosa, como a ocorrida em Criciúma (no Sul de Santa Catarina, no final de 2020), que foi evitada no Norte de Santa Catarina pelo trabalho em conjunto das Polícias Civis, com as investigações prosseguindo através da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS/DEIC) e da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, e, em São Paulo, por meio da 5ª Delegacia de Roubos a Bancos da DEIC/SP.