Em SC Matriz de Risco passa para os Municípios; entenda

Em SC Matriz de Risco passa para os Municípios; entenda

24 de março de 2022 Off Por Editor



  • A nova Matriz se chamará de Alerta Epidemiológico e abordará de maneira ainda mais municipalizada a tomada de decisões.

    A partir da próxima semana, no dia 02 de abril, a atual Matriz de Avaliação de Risco Sanitária passará por mudança importante. A nova Matriz se chamará de Alerta Epidemiológico e abordará de maneira ainda mais municipalizada a tomada de decisões.

    A atualização é uma readequação à realidade da pandemia no Estado de Santa Catarina, a partir do novo momento vivenciado no enfrentamento à Covid-19, com redução no número de casos, óbitos e transmissão.

    “Nós vivenciamos a mais longa crise da nossa história. Houve a criação do COES, que foi fundamental para que o Estado conseguisse desenvolver estratégias de enfrentamento, o que nos tornou referência com a menor taxa de letalidade do país. Agora é hora de enxergar adiante”, explicou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.

    A nova Matriz será composta por três níveis: alto, médio e baixo de risco, o que refletirá a taxa de incidência de casos de covid por semana, casos hospitalizados e leitos de UTI ocupados de cada município. Para cada nível, existirá recomendações específicas.

    A última mudança na Matriz de Risco havia sido feita ainda neste ano, no mês de fevereiro, quando a dimensão Proteção Específica substituiu a dimensão de Monitoramento, a qual cumpriu a tarefa de monitorar a cobertura vacinal da população ao longo de 2021.

    Novas informações da Matriz de Alerta Epidemiológico serão trazidas pela Secretaria da Saúde durante a semana que vem. Ela passa por processo de conclusão.