Vídeo: triturador de galhos da Prefeitura agiliza serviço e gera material para compostagem

Vídeo: triturador de galhos da Prefeitura agiliza serviço e gera material para compostagem

23 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Chapecó tem novidade no sistema de coleta de galhos. Um Triturador foi acoplado no caminhão da coleta, que é realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura. A máquina custou R$ 520 mil e realiza o processo de trituração de forma itinerante já na coleta dos resíduos.
    De acordo com o prefeito João Rodrigues, a intenção é dar agilidade ao serviço e beneficiando o cidadão e o meio ambiente.
    O secretário de Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro, explicou que a demanda surgiu a partir do desafio enfrentado pela Prefeitura Municipal, que é o grande volume gerado nas épocas de podas e a dificuldade na coleta e transporte dos materiais. Além disso os galhos não tinham nenhuma utilização, sendo assim apenas descartados.
    Atualmente são coletadas 18 cargas semanais e trituradas gerando um volume de aproximadamente 135 metros cúbicos.
    “Com a aquisição do triturador de galhos, será possível reduzir o volume das podas, facilitando muito a operação de coleta e transporte dos resíduos orgânicos, gerando assim uma grande economia de tempo e recursos públicos na limpeza urbana. Agora também acontece a reutilização dos resíduos coletados da poda, sendo usado para compostagem orgânica no horto botânico municipal e Verde Vida”, explicou a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler.
    No ano passado a Prefeitura também adquiriu um triturador de vidros, para reutilização do material na fabricação de pavers. Também está sendo realizado um trabalho com as cooperativas e associações de catadores, para organizar a coleta seletiva.
    Todas estas ações fazem parte do programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável, que neste mês foi premiado em terceiro lugar em Santa Catarina na categoria Inovação e Sustentabilidade, da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.