Produção de carne suína brasileira deve ter alta de até 2% em 2022

Produção de carne suína brasileira deve ter alta de até 2% em 2022

25 de abril de 2022 Off Por Editor



  • O fraco consumo interno e os altos custos de nutrição animal têm pressionado as margens do setor produtivo.

    A produção brasileira de carne suína deve crescer entre 1% e 2% em 2022, segundo estimativa do Rabobank. A projeção poderá ser afetada caso custos de nutrição animal continuem altos no segundo semestre e se a carne bovina ganhar competitividade em relação às carnes de frango e suína.

    “A produção de carne suína poderia estabilizar-se e, até mesmo, interromper o ritmo de crescimento observado nos anos recentes”, disse o Rabobank.

    O banco disse que produtores de suínos que enfrentam preços baixos e custos recordes de ração animal devem ser pressionados a reduzir a produção.

    O volume de produção brasileira de carne suína subiu 8,9% no ano passado, mas este crescimento não foi acompanhado por aumento na demanda doméstica.

    O fraco consumo interno e os altos custos de nutrição animal têm pressionado as margens do setor produtivo, principalmente dos que dependem das vendas no mercado doméstico.

    “A principal estratégia agora usada para reduzir custos, principalmente para os produtores independentes que estão mais expostos aos aumentos de custos, tem sido o aumento nos abates de fêmeas e a redução na média de peso dos porcos abatidos”, disse o Rabobank.

    Os custos de produção de suínos subiram 9,3% no primeiro bimestre, segundo dados da Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa divulgados no início do mês.

    Com informações Dolmar Frizon SCC10