Polícia Militar Ambiental flagra crimes ambientais em empresa de fertilizantes no interior de Chapecó

Polícia Militar Ambiental flagra crimes ambientais em empresa de fertilizantes no interior de Chapecó

26 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Na data de ontem, 25, a PMA de Chapecó esteve na Linha Baronesa da Limeira, interior do município, para realizar fiscalização em uma empresa de fertilizantes, onde estariam ocorrendo crimes ambientais.

    Os policiais localizaram o responsável pela empresa, o qual acompanhou a vistoria, onde foram identificadas diversas irregularidades, tais como vazamento de resíduos líquidos, contendo sangue e gordura, que escorriam por longa extensão até atingirem uma área de vegetação, além de um container aberto, contendo volume em excesso de resíduos de animais mortos.

    Aos fundos do local, em um barracão, foi localizado enorme quantidade de chorume, novamente com vazamento liquido de resíduos, os quais eram coletados com uma mangueira e lançados em uma área de vegetação rasteira.

    Em outro barracão, onde são recebidos e processados os resíduos sólidos, que posteriormente são transformados em fertilizantes, os policias também localizaram pontos de vazamento de resíduos líquidos, sem manejo adequado.

    Um dos fatos mais preocupantes constatados diz respeito a salubridade do ambiente, haja vista que os banheiros e o local onde os funcionários realizam suas refeições apresentava péssimas condições de higiene. Além do contato com o extravasamento dos resíduos líquidos, os policias constataram que as condições dos equipamentos e instrumentos utilizados pelos funcionários encontram-se em estado precário, e não são mantidos de forma adequada, colocando em risco a saúde dos trabalhadores que ali labutam.

    Frente ao flagrado, tendo em conta que a atividade potencialmente poluidora desenvolvida pela empresa fiscalizada encontrava-se totalmente em desacordo com o disposto na legislação ambiental vigente, bem como em desacordo com a licença ambiental de operação, os responsáveis responderão criminalmente pelas ações.