Falta pouco para Decorare Chapecó

Falta pouco para Decorare Chapecó

5 de maio de 2022 Off Por Eduardo Grassi



  • Mostra acontece de 20 de maio a 03 de julho, no Residencial Vila Zenaide
    A Decorare Chapecó está chegando e vai acontecer de 20 de maio a 03 de julho, no Residencial Vila Zenaide, empreendimento da Bellei Salvador, de 41 andares, que está em fase de construção. Serão 40 ambientes, mais de 40 profissionais, entre arquitetos, designers e paisagistas, e mais 250 fornecedores.
    O diretor e jornalista da Decorare, Thiago Freitas esclarece que essa mudança ocorreu devido ao aumento dos casos de covid-19 em Chapecó, que alterou o cronograma de obras da mostra deste ano.
    Chapecó é sede da Decorare, o lugar onde tudo começou. A edição de 2019 reuniu 40 escritórios de arquitetura, 42 ambientes e mais de 800 profissionais na elaboração de uma mostra com mais de R$ 10 milhões de investimento. O evento reúne todas as novidades e tendências do setor de arquitetura, decoração, design, paisagismo e engenharia.
    O tema da Decorare 2022 será “Afetos e Ressignificados”, após um período marcado pelas dificuldades da pandemia. O jornalista explica que a casa é o cenário desse ressignificado, lugar onde as pessoas conviveram com os amores e também com os desafetos de forma harmoniosa. Além do lar, a casa é responsável por acolher, sendo o local para tudo e, muitas vezes, o refúgio.
    De acordo com Freitas, a mostra possui um papel importante para a difusão da cultura e da arte, valorizando e divulgando artista e artesãos locais, num universo que se entrelaça com o da arquitetura. “Além disso, a Decorare busca despertar na sociedade o interesse por esse universo, não apenas do ponto de vista comercial, mas sim como uma manifestação cultural da sociedade”, destaca.
    O público poderá visitar a mostra de quintas e sextas, das 19h às 23h, e sábados e domingos das 15h às 23h. A expectativa é de de 10 mil visitantes e R$ 5 milhões em investimento.

    Mais de duas décadas de história

    A Decorare nasceu em 1999 com o empresário Celso Cecchin, a arquiteta Sandra Marafon Dutra e a engenheira civil Luzia Massa. Na primeira Mostra foram 19 ambientes e aconteceu na Casa da Dona Augusta Bohner, matriarca da radiodifusão no oeste catarinense.
    O evento marcou o fortalecimento da arquitetura, decoração e engenharia nos anos 90 e 2000. A mostra se consolidou como um dos maiores eventos do setor no sul do país. Com mais de duas décadas de fundação, a Decorare apresenta as tendências da arquitetura, decoração e paisagismo, além de destacar o potencial dos profissionais da área e se apresentar como grande vitrine de novos talentos.
    ​A mostra possui um papel importante para a difusão da cultura e da arte, valoriza e divulga artistas e artesãos locais num universo que se entrelaça com o da arquitetura. Também tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por artes, cultura e arquitetura, não apenas do ponto de vista comercial, mas sim como uma manifestação cultural da sociedade.
    Em 2019 a mostra foi realizada no Castelinho, e marcou os 20 anos da fundação do evento, no endereço R. Pio XII, 315 D – Centro. A Decorare 2019 teve um foco significativo na história da cidade de Chapecó e nas ações culturais, apresentando tendências e revelando talentos.

    Expansão para outras cidades
    A mostra é promovida pela THF Marketing e Eventos, empresa com sede em Chapecó. A agência possui como propósito promover eventos que fomentem as manifestações culturais, a arte e a história, além de promover ótimas oportunidades de negócios.
    Em 2021, a Decorare expandiu suas cidades de atuação, passando por Concórdia (SC) e Bento Gonçalves (RS). Concórdia, a mostra contou com cerca de 30 ambientes e envolveu 40 profissionais de arquitetura, design, decoração e paisagismo, além de 500 profissionais de mão de obra. Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Decorare foi construída por 30 profissionais de arquitetura, design, decoração e paisagismo, mais de 500 fornecedores de matéria prima e 600 profissionais de mão de obra.
    Ao longo do ano de 2022, outras cidades receberão a Decorare: Capão da Canoa – RS, de 07 de janeiro a 06 de março; Joaçaba – SC, de 10 de setembro a 16 de outubro; Itapema – SC de 21 de outubro a 30 de novembro; e Gramado – RS, com datas a serem definidas.
    Em Chapecó, na cidade de origem, será realizada de 08 de abril a 29 de maio de 2022, tendo como local o edifício Vila Zenaide, uma edificação totalmente nova de 41 andares, empreendimento da Construtora Bellei Salvador, patrocinadora master do evento. O prédio vai ser apresentado em um novo conceito de edificação, com visual moderno e arrojado, acompanhando a evolução da construção civil em Chapecó.