Escova mais dura ou mais macia, qual é a melhor?

Escova mais dura ou mais macia, qual é a melhor?

13 de maio de 2022 Off Por Chapecó



  • A escolha da escova dental sempre gera dúvida, não é mesmo? Qual escolher? Com cerdas macias, médias ou duras? Muita gente acha que a escova de dente mais dura limpa melhor. Mas será que isso é verdade? A resposta é não. Isso é um mito, pelo menos na maioria dos casos. Hoje vamos falar um pouco sobre o tipo de escova para cada caso e você poderá sanar suas dúvidas sobre o assunto e escolher a escova ideal para sua escovação.  

    Diferente do que a maioria pensa, a ideia de que a escova com cerdas duras limpa melhor os dentes, não é verdade. Da mesma forma que fazer muita força pra escovação para tentar limpar melhor, não é um hábito saudável e pode causar problemas bucais, como desgaste dentário e retração gengival. Além disso, pode aumentar a sensibilidade dos dentes, pois contribui com o desgaste do esmalte, deixando os dentes mais vulneráveis e até mesmo alterando a estética do sorriso.

    Ah e adultos também devem optar pela escova macia, não apenas para as crianças, como a maioria acha. A opção correta ainda, é uma escova com a cabeça menor e arredondada, pois ela terá maior alcance na boca, facilitando uma higiene completa e mais suave, especialmente dos dentes posteriores.

    Mas a escova com cerdas mais duras é utilizada sim em certos casos. Ela é recomendada, por exemplo, para limpar as próteses dentárias, sejam elas fixas ou removíveis, já que se tratam de estruturas rígidas, que acumulam restos de alimentos com facilidade. Mas a dica é limpar de maneira suave e com movimentos circulares.

    Em resumo, para escovar os dentes naturais, o ideal é utilizar as escovas de cerdas macias ou até mesmo ultramacias. E podem ficar tranquilos, pois elas são capazes sim de remover as placas bacterianas e ainda não agridem a gengiva e nem o esmalte do dente. Até porque, como parte da população força a barra (literalmente) na hora da escovação, a delicadeza das cerdas pode impedir que estruturas da boca da pessoa sejam danificadas no processo. 

    Qual a maneira correta de escovar os dentes?

     

    Não basta você apenas escolher a escova correta para sua higiene bucal, também é preciso alguns cuidados durante a escovação. E o primeiro ponto é: lembre-se de não fazer muita força contra os dentes. Evite também fazer movimentos contrários à gengiva, o movimento deve ser sempre da gengiva em direção aos dentes. O tempo da escovação deve ser entre 5 e 10 minutos. Vale lembrar que, independentemente do modelo escolhido, a escova deve ser trocada sempre de 2 em 2 meses, ou antes, caso ela se deforme

    E se você tiver qualquer dúvida quanto a maneira correta de escovação ou sobre a escolha da escova dental, nós da Orthosmile estamos aqui pra te ajudar. Clique no link abaixo e converse conosco. 

    linktr.ee/orthosmile