Imagens mostram mar de entulho em barragem após enchente em SC

Imagens mostram mar de entulho em barragem após enchente em SC

23 de maio de 2022 Off Por Editor



  • Bombeiros atuam para retirar parte dos entulhos

    A enchente que atingiu Ituporanga, no Vale do Itajaí, no início de maio deixou um mar de entulhos na Barragem Sul da cidade. Devido ao grande volume de chuvas muitos galhos ficaram depositados próximo ao vertedouro, prejudicando o escoamento da água.

    Os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga e do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul foram mobilizados, na última sexta-feira (13), para retirar parte dos entulhos. Em conjunto com outros órgãos públicos, será ainda necessário o uso de máquinas pesadas para uma manutenção adequada do local.

    No dia 4 de maio, o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel e o secretário de Estado da Defesa Civil, David Buzarello, optou pelo fechamento de todas as cinco comportas da Barragem Sul. A ação foi necessária para amenizar a situação das cheias no Alto Vale e evitar novos alagamentos.

    De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, há um processo que está em andamento, para uma contratação emergencial com dispensa de licitação, para a manutenção das comportas. As obras devem durar aproximadamente seis meses.

    Veja imagens: