Secretaria de Saúde informa caso suspeito de “varíola dos macacos” no Oeste de SC

Secretaria de Saúde informa caso suspeito de “varíola dos macacos” no Oeste de SC

30 de maio de 2022 Off Por Eduardo Grassi



  • A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), informa que foi notificado um caso suspeito de Monkeypox. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina (CIEVS/SC) recebeu a notificação na sexta-feira, 27 de maio.

    O caso trata-se de uma mulher de 27 anos, residente em Dionísio Cerqueira com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de disfagia, mialgia, astenia, febre e linfonodomegalia. Atualmente, aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal.

    A investigação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) com apoio do Ministério da Saúde. Até o momento, não há confirmação de nenhum caso no estado.