Lula adia viagem a Santa Catarina

Lula adia viagem a Santa Catarina

30 de maio de 2022 Off Por Editor



  • O ex-presidente Lula (PT) não virá mais a Santa Catarina nesta semana. A viagem estava prevista para a próxima quinta e sexta-feira, 2 e 3 de junho, na companhia de Geraldo Alckmin (PSB). Em nota, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores informou que o roteiro foi adiado porque não havia condições logísticas adequadas para os eventos previstos na agenda, em Florianópolis (veja abaixo a nota oficial na integra).

    O presidente estadual do partido e pré-candidato do PT ao governo do Estado, Décio Lima, esteve em São Paulo com Lula durante a tarde, na Fundação Perseu Abramo. Equipes de organização da pré-campanha já estavam em Santa Catarina desde sábado, preparando a vinda do ex-presidente.

    O cancelamento ocorre em meio à disputa entre Décio e o senador Dário Berger (PDB) para comandar a chapa majoritária da frente ampla. Pela manhã, o PT estadual havia negado um pedido do PSB para adiar a vinda de Lula ao Estado. A informação foi trazida pelo colunista Renato Igor.

    O principal argumento para o pedido do PSB foi o fato de Dario Berger ter se submetido a uma cirurgia na terça-feira da semana passada. Ele ainda não recebeu alta médica e segue em recuperação, cumprindo a agenda de compromissos de forma remota – por isso, não poderia acompanhar o roteiro de Lula. Durante a tarde, o pedido de suspensão temporária da viagem foi levado a uma reunião da coordenação nacional de campanha.

    O encontro principal da agenda em SC estava previsto para ocorrer em um espaço que comportaria 1 mil pessoas, mas quase 3 mil se credenciaram nas primeiras horas, o que derrubou o site de inscrições. Como a coluna adiantou na semana passada, o PT tinha ressalvas em fazer um evento externo, porque poderia ser enquadrado como campanha antecipada pela Justiça Eleitoral. A nota oficial informa que a previsão de chuva para a semana toda foi levada em consideração.

    Apesar de ter retirado SC da agenda, o ex-presidente deve visitar o Rio Grande do Sul ainda esta semana. A última pesquisa Datafolha indica que Lula cresceu 9 pontos percentuais na região Sul, que deu ampla votação ao presidente Jair Bolsonaro em 2018.

    Veja a nota na íntegra:

    Em reunião nesta segunda-feira, 30, com o ex-presidente Lula, propusemos o adiamento de sua viagem a Santa Catarina, que estava sendo preparada para esta semana.

    Lula sempre expressou respeito e carinho pelo povo de Santa Catarina e, por isso mesmo, queremos preparar as melhores condições logísticas para seu reencontro com nossa gente.

    Infelizmente, não foi possivel reservar locais adequados para realizar este grande encontro esta semana. E as condições climáticas não recomendam um ato público em local aberto.

    Assim que a nova data e a nova agenda estiverem definidas, os amigos e amigas de Lula serão informados.

    Décio Lima, presidente do PT de Santa Catarina

    30 de maio de 2022

    Com informações NSC Total