Demora na definição sobre estacionamento rotativo dificulta comércio em Chapecó

Demora na definição sobre estacionamento rotativo dificulta comércio em Chapecó

3 de junho de 2022 Off Por Editor



  • Com quase 200 mil veículos emplacados e um fluxo intenso de condutores circulando diariamente na cidade-polo do oeste, a falta de um sistema de estacionamento rotativo preocupa lojistas de Chapecó. O serviço foi suspenso pela Administração Municipal, no dia 30 de abril deste ano, em função de encerramento antecipado de contrato com a empresa que prestava serviços.

    Desde então, o uso das vagas de estacionamento é livre e isso vem causando prejuízos ao comércio, pois sem o controle da fiscalização, os condutores passaram a estacionar seus veículos sem a preocupação de retirá-los a cada duas horas. Com isso, os consumidores enfrentam dificuldades para acessarem os estabelecimentos onde fariam suas compras e os lojistas são prejudicados pela queda nas vendas.

    Outro problema com estacionamento rotativo suspenso, é que motoristas sem permissão, estão utilizando as vagas de idosos, cadeirantes e carga/descarga para estacionar. Fazendo com que caminhões fiquem em fila dupla para carregar e descarregar. Hoje Chapecó tem quase 200 mil veículos emplacados e um fluxo intenso diariamente, mas desde a suspensão do dia 30 de Abril a situação tem preocupado os lojistas.

    Em recente reunião com a Prefeitura, o presidente da CDL Clóvis Afonso Spohr e o diretor executivo Jeancarlo Zuanazzi abordaram o assunto com prefeito João Rodrigues para entender a situação e pedir agilidade na solução do problema.

    O prefeito esclareceu que houve a compreensão de que chegou o momento de encerrar o contrato vigente com a empresa que prestava o serviço. Com o objetivo de modernizar o sistema está em fase de elaboração o novo edital que será avaliado pelo Ministério Público e, posteriormente, será lançada a licitação do serviço. João Rodrigues explicou, ainda, que é necessário seguir todos os prazos legais que esse tipo de demanda exige e essa é uma situação que deve se prolongar, possivelmente, até o final do ano, já que todos os prazos precisam ser cumpridos.

    Segundo Jeancarlo Zuanazzi, a entidade entende a necessidade do cumprimento dos prazos legais para que uma nova empresa comece a atuar no sistema rotativo de Chapecó. “No entanto, há uma grande preocupação com a dinâmica do estacionamento no comércio local, já que os comerciantes alegam que a falta de rodízio pode estar influenciando na redução do movimento de suas empresas”.

    Diante dessa situação, Clóvis Afonso Spohr faz um apelo à população para que use o bom-senso e não deixe veículos estacionados ao longo do dia. “É preciso empatia para que todos tenham condições de usar o estacionamento, seja para fazer suas compras, seja para utilizar algum serviço oferecido na região central de Chapecó”.

    Já os motoristas que estacionam em vagas proibidas, a Guarda Municipal deve agir e trabalhar para multar e diminuir essa prática.