“BolsoGean” afasta eleitor progressista e fará Gean Loureiro disputar voto bolsonarista

“BolsoGean” afasta eleitor progressista e fará Gean Loureiro disputar voto bolsonarista

10 de junho de 2022 Off Por Editor



  • Uma foto-montagem em tamanho gigante de Gean Loureiro (União Brasil) ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ladeados por Eron Giordani (PSD) e o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), ornamentou o evento entre PSD e União Brasil em Chapecó, organizado por João Rodrigues. Foi lançada, ainda que informalmente, a chapa “BolsoGean”.

    A imagem não foi distribuída pela comunicação dos pré-candidatos, e as fotos nas redes sociais trazem outros ângulos do evento. Mas ela circulou feito rastilho de pólvora pelas redes sociais.

    Oficialmente, Gean está amarrado às decisões de seu partido, o União Brasil, em nível nacional – que, pelo menos por enquanto, tem Luciano Bivar como pré-candidato a presidente da República. Com resultado insignificante nas pesquisas, Bivar garantiria a Gean uma cômoda posição de neutralidade em meio ao segundo turno antecipado das eleições nacionais.

    O ex-prefeito da Capital ganhou notoriedade e a simpatia de uma parte dos progressistas ao apostar em uma política de enfrentamento à Covid-19 na contramão do governo federal. Gean liderou, por exemplo, o consórcio de municípios que buscou comprar vacinas quando o Ministério da Saúde dizia que não havia razão para a pressa. A iniciativa não teve resultado prático, mas lhe garantiu a percepção, para uma parte do eleitorado, de que se distanciava das políticas de Bolsonaro.

    Ao aparecer num evento de pré-campanha colado ao presidente (pelo photoshop), faz uma aposta pragmática. Quer interiorizar o nome e vai disputar o voto dos bolsonaristas, ainda que não tenha a garantia de que será aceito por eles – um trabalho para João Rodrigues, que tentará contornar a resistência.

    Gean Loureiro sabia o que queria ao escolher o prefeito ultrabolsonarista como coordenador de campanha e cicerone de sua pré-candidatura na região Oeste. Precisa ganhar corpo no interior do Estado e contará com a popularidade de João Rodrigues para lhe abrir as portas. Mas, com o prefeito de Chapecó, é preciso molhar o pé no bolsonarismo.

    O problema, para Gean, é que tão forte quanto Bolsonaro continua sendo em SC é o antibolsonarismo que cresce e dá sinal nas pesquisas eleitorais. A foto de Gean – e também de Colombo – ao lado do presidente tende a afastar o eleitor catarinense que não votará pela reeleição do atual inquilino do Palácio do Planalto e o rejeita. Com a imagem atrelada a Bolsonaro, Gean perde o eleitor progressista e entra numa raia congestionada em SC.

    Fontes do União Brasil dizem que haverá dois momentos: a campanha não será atada a Bolsonaro, com exceção dos atos relacionados a João Rodrigues. O próprio Gean disse isso como registrou Upiara Boschi nesta manhã. Ocorre que o eleitor dificilmente engolirá que se jogue em dois times ao mesmo tempo, especialmente o eleitor bolsonarista. Ao aparecer junto de Bolsonaro, Gean fez uma escolha e terá que lidar com ela. Para o bem e para o mal.

    Com informações NSC Total