Preço elevado do leite é resultado do aumento nos custos de produção

Preço elevado do leite é resultado do aumento nos custos de produção

21 de junho de 2022 Off Por Editor



  • O produto corresponde a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina

    Muitos consumidores estão sentindo no bolso o aumento no preço do leite nos últimos meses. O produto corresponde a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.

    “Houve uma diminuição na produção de leite com alto custo, mas principalmente porque os produtores trabalharam praticamente três anos no vermelho, com prejuízo. Além disso, houve uma desistência da atividade constatada pelo IBGE muito forte”, explica o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri.

    Hoje são aproximadamente 24 mil produtores no Estado. E um dos principais motivos para esse aumento é que está mais caro alimentar as vacas leiteiras.

    “O grande problema do setor leiteiro foi o aumento do preço do milho e da soja, que são os componentes principais da ração dos suínos, das aves e das vacas leiteiras. E esse aumento causou a inflação mundial”, comenta.

    Segundo especialistas, uma das soluções está em contar com estoques reguladores para garantir grãos durante os momentos de crise e, consequentemente, não encarecer a produção do leite.