Após queda em andaime, jovem fratura a uretra e espera por cirurgia

Após queda em andaime, jovem fratura a uretra e espera por cirurgia

4 de julho de 2022 Off Por Editor



  • Acidente aconteceu ainda no dia 26 de maio.

    Na manhã de sexta-feira (1°), Gabriel Enrique dos Santos e a sua família se reuniram com a equipe médica do Hospital Regional de São José para receber uma atualização do seu caso. O jovem, que aguarda por cirurgia no canal da urina, escorregou e sofreu uma queda em um andaime enquanto trabalhava em uma obra no bairro Pedra Branca, na Palhoça.

    O acidente aconteceu no dia 26 de maio, por volta das 17 horas. Após cair, Gabriel foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo seu padrasto. No local, foi transferido para o Hospital Regional de São José onde, segundo o jovem, esperou cerca de seis horas por uma tomografia que não ocorreu: “Chegou meia-noite e nada da tomografia. Daí a médica que me atendeu falou para a minha mãe que não tinha profissionais para fazer e me mandou para a casa”.

    No dia seguinte (27), ainda de acordo com jovem, ele foi internado, teve a bexiga perfurada e recebeu alta após sete dias em recuperação. Em casa novamente, passou mal, teve sangramento na região e retornou para a unidade de saúde. Na terceira vez que lá esteve, foi novamente liberado pelo hospital. Gabriel relata que teve uma piora, sofrendo três convulsões. Nessa última internação, foi descoberto que houve um rompimento no canal da urina. Uma semana depois, voltou ao local, pois estava com os testículos inchados, com aberturas e sangue coagulado.

    Esperando mais informações sobre o caso de Gabriel, a família dele relatou a situação nas redes sociais e contatou a reportagem.

    Após as manifestações, o hospital marcou uma conversa com a assistente social e com o médico responsável pelo paciente, onde algumas dúvidas foram esclarecidas. Segundo a família, os médicos o liberaram para continuar o tratamento em casa e encaminharam o caso para a cirurgia. “O Gabriel teve um trauma que cortou 100% da uretra membranosa, então a bexiga não tem mais comunicação com o orifício do pênis”, explicou o padrasto do menino.

    Mais imagens:

    Secretaria de Estado da Saúde informa que a cirurgia tem data marcada

    A equipe do SCC10 buscou informações com a Secretaria de Estado da Saúde, que responde pelo Hospital Regional de São José. Por nota, a SES informou que a cirurgia já tem data para acontecer e que o paciente está sendo acompanhado pela equipe de urologia da unidade. Confira a nota na íntegra:

    Com relação ao paciente Gabriel, a SES informa que ele encontra-se em acompanhamento pela equipe de urologia do Hospital Regional São José com cirurgia marcada para o dia 16 de agosto. Com relação ao relato de não realização de tomografia por falta de profissionais, isso não se confirma. O paciente deu entrada na unidade, foi atendido e evadiu-se durante atendimento, tendo retornado apenas no dia posterior, momento em que a equipe médica deu andamento ao tratamento.

    Com informações SCC10