Mais de 10 pinguins são encontrados mortos em praia de SC

Mais de 10 pinguins são encontrados mortos em praia de SC

23 de julho de 2022 Off Por Editor



  • No início da tarde da última terça-feira (19), 12 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) encalharam logo após perderem a vida na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A informação foi confirmada pela Associação R3 animal. Segundo a associação as 12 aves foram a óbito devido à captura incidental em rede de pesca, a chamada bycatch.

    Segundo relatos de banhistas que acionaram a R3 Animal, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), as aves começaram a surgir boiando, algumas ainda se debatendo, após a passagem de um barco, o qual teria retirado uma rede de pesca próximo ao costão da praia.

    Uma equipe de campo fazia o monitoramento diário daquele trecho e presenciou o encalhe em massa dos pinguins. Josiele Felli, umas das responsáveis pela equipe, conta que havia muita comoção de pessoas no costão de pedras, pois elas avistavam alguns pinguins ainda vivos.

    “As aves tinham bom escore corporal, apresentavam sinais de interação com petrechos de pesca e afogamento (…) as aves encalharam sem vida e com rigor mortis, o que indica que tinham acabado de morrer”, informou a Associação.

    Exames nos pinguins

    Os animais foram levados ao CePRAM/R3 Animal, onde passaram pelo exame necroscópico e tiveram amostras colhidas para exame histopatológico. “Ao exame externo, as aves apresentavam apteria (ausência de penas) e hematomas severos em aletas, uma importante evidência de interação direta com a pesca”, explica a veterinária Daphne Wrobel Goldberg.

    “Além disso, foi observada grande quantidade de líquido espumoso na cavidade oral das aves, todas elas com boa condição corpórea e ausência de feridas ou alterações crônicas que justificassem a sua morte”, analisa a veterinária. Daphne.

    “Ao exame necroscópico também foi possível observar alterações típicas de afogamento em água salgada, como edema, congestão e aumento de volume dos pulmões, com acúmulo de secreção serossanguinolenta ao corte”, complementa a veterinária.

    Com informações SCC10