Primavera terá pouca chuva e calor em Santa Catarina

Primavera terá pouca chuva e calor em Santa Catarina

1 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • A previsão para os próximos três meses é de chuva abaixo da média climatológica, mal distribuída, podendo, inclusive, ocorrer períodos de seca e dias de calor. Agosto será o mês com maior chance de chuva, próxima da normalidade, de acordo com informações da Epagri/Ciram.

    Nesta primavera de 2022, com atuação do fenômeno La Niña, aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.

    Climatologia (o que se espera para época do ano):

    O inverno típico tem pouca chuva no mês de agosto, com dias secos e ensolarados. O risco de temporal com granizo e ventania ocorre associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns a partir de setembro.

    Em agosto, a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio-Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro e outubro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados.

    Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro, os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões

    No trimestre, os ciclones extratropicais atuam com frequência entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

    Temperatura

    Nos próximos três meses, a previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina, mais próxima à normalidade em agosto e acima nos meses de setembro e outubro. Isso não significa que o inverno acabou, ainda são esperados episódios de frio com temperatura negativa e formação de geada nas áreas altas do Estado, sobretudo no Planalto Sul.

    Se o frio chegar associado a umidade, não se descarta a possibilidade de neve. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.