Massa polar se aproxima e deve reduzir temperaturas em 13 estados

Massa polar se aproxima e deve reduzir temperaturas em 13 estados

18 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação térmica no final desta quinta-feira estará entre 0º C e 5º C negativos

    Uma enorme massa de ar polar começa a ingressar no Brasil, na manhã desta quinta-feira (18), e deve derrubar a temperatura de ao menos 13 estados ao longo da tarde e da noite. De acordo com previsão do MetSul, o frio será precedido no Sul do país, seguido pelo Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Para os próximos dias, são esperadas rajadas de vento, chuvas e geadas.

    A temperatura começa a despencar nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, extremo Oeste de São Paulo e no Oeste do Mato Grosso. Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação térmica no final desta quinta-feira estará entre 0º C e 5º C negativos. Com a potência da massa de ar polar, o frio não vai se limitar apenas à noite, trazendo tardes geladas.

    Na sexta-feira (19), o frio derruba as marcas nos termômetros em todo o estado de São Paulo, no Oeste e Sul de Minas, incluindo o Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, Sul de Goiás, na maior parte do Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e até no Sul do estado do Amazonas. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura terá mínima de 8º C e máxima de 12º C.

    Nos pontos mais altos do Sul, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até -10º C a -15º C. A partir de domingo (21), a massa de ar polar começa a perder força, mas ainda com temperaturas abaixo dos 12º C em alguns estados.