Calor? Agosto pode ter dias quentes após o frio intenso; veja quando

Calor? Agosto pode ter dias quentes após o frio intenso; veja quando

18 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Tradicionalmente, últimos 15 dias de agosto tem dias mais quentes

    A segunda quinzena de agosto pode ter elevação nas temperaturas. A informação é de estudo realizado pelo meteorologista Eugenio Hackbart, que atuou no MetSul. O estudo aponta que tradicionalmente a segunda metade de agosto costuma ter alguns dias de calor no Sul do Brasil, chegando até ser intenso. Conforme o histórico meteorológico, a Grande Porto Alegre, por exemplo, chegou a marcar a 34ºC a 35ºC.

    O Brasil será atingido por uma massa de ar frio intensa, que adentra ao continente e provoca a queda nas temperaturas, fazendo com que agosto tenha dois períodos, de frio nos próximos dias, mas de elevação na temperatura, acima ou muito acima da média na maior parte do Brasil, conforme o MetSul.

    Conforme o MetSul, a primeira metade de agosto teve chuva acima da média em vários pontos de Santa Catarina, do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo por conta da atuação do ciclone extratropical que se formou na quarta-feira da semana passada entre os litorais catarinense, paulista e paranaense.

    Em Santa Catarina, os volumes de chuva em apenas uma semana foram excepcionalmente altos, com acumulados em poucos dias de 200 mm a 400 mm em muitas cidades do Leste do estado. Na primeira metade do mês choveu 270 mm no Sul da ilha, em Florianópolis, 410 mm na cidade catarinense de Schroeder, e Joinville marcou 350 mm.

    Massa de ar frio causa chuva

    Nesta semana (15 a 19), uma massa de ar frio vai criar uma frente fria que vai avançar pelo Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste agora entre quinta e sexta-feira, aumentando o volume de chuva nos próximos dias.