Funcionários insatisfeitos são suspeitos de sabotar rede de fibra ótica em SC

Funcionários insatisfeitos são suspeitos de sabotar rede de fibra ótica em SC

2 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Ordens judiciais foram cumpridas em Palhoça, Biguaçu, Brusque e Forquilhinha

    A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu na manhã desta sexta-feira (02) cinco mandados de busca e apreensão visando esclarecer sabotagens à rede de fibra ótica em Santa Catarina. As ordens judiciais foram cumpridas em Palhoça, Biguacu, Brusque e Forquilhinha.

    A investigação é realizada pela Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Publica (DFAZ) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC). Na ação desta sexta-feira houve o apoio das Delegacias de Defraudações e de Lavagem de Dinheiro, ambas da DEIC/PCSC.

    No contexto de redes de computadores, o backbone designa o esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais. A investigação aponta a suspeita de que funcionários de uma empresa terceirizada estariam insatisfeitos com as condições de trabalho, o que motivou danos à rede de fibra ótica.

    Em SC, os rompimentos de fibra backbone chegaram a deixar algumas cidades sem internet. No período do dia 15 de junho deste ano a 18 de junho deste ano, consta que houve 15 rompimentos de fibra em SC, sendo 11 com impacto ao backbone nacional que atende a região Sul. O material apreendido será analisado pelos policiais civis. Os crimes investigados são associação criminosa e dano qualificado.