PF reprime o tráfico de ecstasy por via postal

PF reprime o tráfico de ecstasy por via postal

9 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (9/9) a Operação “Ecstasy Postal”, para repressão ao crime de tráfico de drogas sintéticas realizados por meio de remessa via Correios.

    Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão no norte do estado de Santa Catarina, em endereços localizados nos municípios de Joinville, Balneário Piçarras e Araquari/SC.

    As investigações tiveram início depois que operadores de raio X dos Correios detectaram comprimidos de ecstasy em algumas encomendas postadas a partir de Joinville, que seriam remetidas para vários estados do país.

    O modo de produção, preparo e distribuição das drogas indica que os suspeitos estavam associados a grupo criminoso já investigado anteriormente, com alcance em outros estados da federação.

    Além dos remetentes das drogas, as pessoas que encomendaram as substâncias estão sendo identificadas e também poderão ser responsabilizadas pelo crime de tráfico de drogas.

    O ecstasy é uma droga psicoativa (3,4-metilenodioximetanfetamina ou MDMA) que causa dependência. Estudos realizados comprovam que seu uso prolongado leva à perda da atividade serotoninérgica, que causa perda de memória, dificuldade de tomar decisões, ataques de pânico, depressão profunda, paranoias, alucinações, despersonalização, impulsividade, perda do autocontrole e até morte súbita por colapso cardiovascular.

    Os crimes de tráfico de drogas e associação para o narcotráfico correspondem a penas que, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão.