Pix para transferências internacionais está em fase de testes

Pix para transferências internacionais está em fase de testes

12 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Tecnologia do Brasil deve ser integrada a outras já existentes nos demais países

    A princípio pode parecer pouco usual. Nem todo mundo tem conhecidos no exterior e precisa transferir quantias. Ainda mais instantaneamente, como funciona com o Pix. Mas, assim que a tecnologia for difundida em 60 países — como se espera, vai facilitar, por exemplo, as compras no exterior, excluindo os cartões de crédito internacionais de taxas exorbitantes.

    O “Pix internacional”, chamado de Nexus, está sendo desenvolvido pelo Bank Of International Settlements (BIS), conhecido como “o banco central dos bancos centrais”. Fica em Basiléia, na Suíça. O projeto cogita integrar todos os países que já contam com um sistema instantâneo de pagamento e transferência. Mesmo com cotações diferentes, as transações devem acontecer em um minuto.

    “Conectar sistemas de pagamentos instantâneos bilateralmente, faz sentido quando dois países têm relações próximas e um fluxo significativo de pagamentos. No entanto, uma abordagem mais escalável é necessária para criar uma verdadeira rede global de pagamentos transfronteiriços”, aponta o BIS em relatório.

    A ideia pode facilitar o comércio internacional, inaugurando uma nova era do varejo, muito mais amplo e competitivo.

    O desenvolvimento está na fase de testes entre sistemas de pagamento da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. O Banco Central do Brasil participa como observador.

    Com informações Terra