SC é o segundo Estado mais competitivo do país, aponta levantamento

SC é o segundo Estado mais competitivo do país, aponta levantamento

14 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • O ranking é atualizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP)

    Santa Catarina manteve a segunda posição como o segundo Estado mais competitivo do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados, atualizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os destaques catarinenses foram a segurança pública, a eficiência da máquina pública e a sustentabilidade social, pilares em que o estado obteve os melhores indicadores do Brasil. Santa Catarina também esteve “no pódio” em infraestrutura, em segundo lugar e educação, em terceiro.

    Na segurança pública, a avaliação é de indicadores como taxa de mortes violentas, roubos e déficit carcerário, entre outros. A eficiência da máquina pública leva em consideração fatores como a oferta de serviços públicos, a produção dos magistrados, incluindo o custo dos poderes em relação ao PIB e o equilíbrio de gênero no serviço público estadual.

    Na sustentabilidade social, pilar em que Santa Catarina mais se destaca positivamente, são avaliados itens como a inserção econômica dos jovens, mortalidade na infância, mortalidade materna, cobertura vacinal, desigualdade de renda e número de famílias abaixo da pobreza.

    Os demais pilares são sustentabilidade ambiental (SC em quarto lugar), inovação (quarto lugar), potencial de mercado (quarto lugar), solidez fiscal (15º) e capital humano (24º). Nesse último pilar, a colocação de Santa Catarina se explica por ser um dos Estados com maior renda dos trabalhadores.

    Pelos critérios do ranking, quanto menores os salários (“custo de mão de obra”), melhor a pontuação neste indicador. Confira o ranking aqui.