Golpista do Tinder é preso suspeito de aplicar golpe em mulheres com quem se relacionava

Golpista do Tinder é preso suspeito de aplicar golpe em mulheres com quem se relacionava

23 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Para se aproximar das vítimas, o homem dizia que era filho de alemães e tinha perdido os pais em um acidente no interior paulista, segundo a polícia.

    Sete mulheres procuraram a Polícia Civil para denunciar o homem conhecido como o “galã do Tinder”, suspeito de aplicar golpes em São Paulo e São Bernardo do Campo após conhecer as vítimas em aplicativos de relacionamento. Renan Augusto Gomes de 35 anos, foi preso nesta quarta-feira (22), na região de Pirituba, Zona Norte da capital paulista, durante operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e Ministério Público.

    Ele foi encontrado pelas equipes na Avenida Raimundo Pereira Magalhães, Pirituba, em um carro. Na tentativa de fuga, Renan chegou a bater em três veículos, e entrou na garagem de um shopping center, e só parou quando a viatura deu um toque na traseira do carro, que perdeu o controle do veículo e bateu num poste.

    Como eram os golpes

    Segundo a polícia, as investigações apontaram que Renan tinha diversos perfis em redes de relacionamento, entre eles o Tinder, Inner, Happn, Lovoo, e se identificava como Augusto Keller. Para as mulheres, todas de classe média alta, ele dizia que era filho de alemães e que seus pais tinham morrido em acidente de carro em Araçatuba (SP). Ele assumia namoro e chegava até a conhecer os familiares. Porém, com o tempo, passava a pedir dinheiro emprestado alegando problemas com a receita ou com os bancos, e depois desaparecia deixando as vítimas com dívidas. Uma das vítimas relatou prejuízo de R$ 200 mil.

    Renan Augusto Gomez fez pelo menos sete vítimas e teve a prisão decretada por enganar uma professora.

    “O pai havia falecido em fevereiro, a mãe diagnosticou um câncer em abril, quando foi em setembro, ele surgiu de uma forma bem acolhedora na vida dessa vítima, frequentou a casa durante apenas quatro dias, inventou uma história de que precisava de um dinheiro de uma forma emergencial e nisso, com “R$ 8.400 no bolso, ele desapareceu”, conta a promotora, Érika Pucci da Costa Leal.

    Augusto estava foragido havia 10 meses. Ele sabia da ordem de prisão, mas continuou em ação.

    “Hoje mesmo nós identificamos uma outra vítima, que ele estava se envolvendo há dois meses, e que a questão desse final de semana ele havia prometido a ela casar”, afirma o delegado Miguel Ferreira da Silva.

    O golpista está sendo processado por estelionato, mas, é o que o Ministério Público chama de estelionato sentimental, um crime que ainda não existe no Código Penal Brasileiro, mas que já vem sendo reconhecido por juristas.

    “Nós vamos entrar novamente com habeas corpus e seguir na defesa nessa linha de que ele está negando as acusações”, diz Emerson Martins, advogado do suspeito.

    Ministério Público e polícia têm certeza de que o golpista fez várias outras vítimas e pedem pra que elas procurem as autoridades.

    Com informações SBT News