Dona do Facebook enfrenta desafios com queda de resultados

Dona do Facebook enfrenta desafios com queda de resultados

23 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Empresa registra pior queda em valor de ações nos últimos doze meses

    Recentemente o valor das ações do Facebook caiu mais de 14%, no acumulado já registrando uma perda de 61%, sendo o pior resultado entre todas as empresas de tecnologia nos últimos 12 meses.

    Mas por que a empresa, que já foi praticamente dominante no mercado digital, está perdendo tanto território? De acordo com alguns sites especializados nos Estados Unidos, a empresa está perdendo usuários ativos mês a mês, provavelmente por conta da concorrência com o TikTok.

    Recentemente um relatório vazado dava a informação de que os Reels do Instagram estavam com uma queda de mais de 13% em interações, porém a empresa alegou que se tratava de um relatório antigo e descontextualizado. Mas é inegável que vários usuários têm reclamado dessa queda de engajamento. O próprio Zuckerberg, CEO da Meta, disse numa conferência com acionistas que o TikTok está crescendo em um ritmo bem rápido.

    É preciso também somar a esse cenário o fato do momento da economia global que ainda sente os reflexos da pandemia. Com isso, os investimentos publicitários, feitos principalmente por pequenos anunciantes ao redor do mundo, tiveram uma queda natural e ainda sem perspectiva de melhora.

    Uma decisão que está afetando diversas empresas digitais é a mudança da política de privacidade da Apple, que agora restringe cada vez mais a coleta de dados de usuários. E são esses dados que a empresa usa para fazer a entrega da publicidade de uma forma mais eficiente.

    Com tantos desafios ainda não se sabe se a empresa conseguirá reverter os resultados. Recentemente a Meta tentou promover mudanças profundas no Instagram, por exemplo, mas que não foram bem aceitas pelos usuários, tendo que voltar em algumas decisões.

    Seria o TikTok a empresa responsável pela queda irreversível do império da Meta? Resta saber se as decisões tomadas em relação ao Metaverso serão o ponto de virada da companhia.