Vídeo: mar de fogueiras salvam vinhedos da geada na Serra Catarinense

Vídeo: mar de fogueiras salvam vinhedos da geada na Serra Catarinense

26 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • O controle do fogo é feito na tentativa de amenizar o dano da geada na florada e na brotação dos vinhedos

    O rigoroso inverno se despediu, mas a geada vem dando muito trabalho para os produtores de vinhos de altitude de Santa Catarina no início da primavera. Isso porque nesse período as videiras estão em brotação e os botões de florais visíveis. A geada chega congelando e, consequentemente, necrosa (queima) os brotos.

    Na Serra Catarinense, na madrugada de sábado (23), as vinícolas Abreu Garcia localizada em Campo Belo e a Monte Agudo, em São Joaquim utilizaram uma técnica bastante antiga para que o frio não castigasse a nova safra em formação. Um trabalho bastante árduo e oneroso, mas que valeu a pena. As vinícolas conseguiram salvar 100% da área.

    “Como temos cobertura nas variedades de brancas, utilizamos a técnica nas tintas Merlot e Malbec. Estamos sempre atentos às mudanças climáticas e, como na Serra enfrentamos constantemente o frio e geadas fora de época precisamos proteger nossos vinhedos. Já utilizamos fogueiras algumas vezes em anos anteriores”, explica a diretora da vinícola Monte Agudo, Carolina Ferraz.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Na Abreu Garcia foram utilizados 135 pontos de fogo por hectare. Muita lenha foi utilizada, assim como mais de 100 litros de diesel. “Trabalhamos com uma equipe grande, 10 pessoas monitoraram as fogueiras e a temperatura durante toda a madrugada para salvarmos áreas das variedades de uva Merlot e Pinot Noir. Elas estão em fase avançada de brotação e floração e ficam perto de um açude, uma área bastante fria”, conta o engenheiro agrônomo Marlus Pereira.

    A equipe monitorou a queda da temperatura durante 24h ao mesmo tempo que preparava o material que seria utilizado para as fogueiras, como tonéis, lenha, óleo diesel. “Nós deixamos tudo encaminhado durante o dia e a noite intensificamos o monitoramento. Quando a temperatura chegou a 1º C, as fogueiras foram acesas e conseguimos manter a área do vinhedo aquecida. A ideia é manter em 2º, 3º C acima da temperatura do ambiente. Por volta de 6h30, 7h da manhã o processo foi encerrado e o resultado muito positivo. Conseguimos salvar a área e garantimos a nossa safra”, comemora Marlus.

    Veja o vídeo: