Advogados, agentes públicos e internos são condenados a mais de 350 anos de prisão em SC

Advogados, agentes públicos e internos são condenados a mais de 350 anos de prisão em SC

29 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Eles foram julgados em 1ª instância pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico entre outros

    Ações envolvendo 31 pessoas entre advogados, agentes públicos e internos do sistema prisional de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foram julgadas pelo juiz Felippi Ambrósio. Os réus foram condenados a penas que variam entre 4 e 38 anos de prisão, a serem cumpridas em regime fechado e semiaberto, a maioria sem direito a recorrer em liberdade. Somadas, as penas ultrapassam os 350 anos de reclusão.

    A operação foi batizada de “Sob Encomenda” e os processos tramitam em segredo de justiça na 2ª Vara Criminal da comarca de Joinville. A investigação iniciou em 2020 e revelou como funcionava a entrada de drogas e celulares nos presídios de Santa Catarina.

    Nos autos há provas substanciais, com diálogos que demonstram sintonia entre os acusados – inclusive advogados que atuavam como canal de transmissão entre faccionados do sistema carcerário -, análises de documentos, comprovantes de pagamentos, depoimentos e interceptações telefônicas.

    Em pouco mais de um ano da deflagração da operação (4/8/2021), foram oferecidas até o momento 12 denúncias que envolvem 49 pessoas, sendo que sete processos já foram julgados e outros quatro tiveram a instrução concluída.

    Os réus foram julgados em primeira instância pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de telefones celulares em estabelecimentos prisionais.