Ciclone extratropical, frente fria e chance de 30ºC em SC; entenda

Ciclone extratropical, frente fria e chance de 30ºC em SC; entenda

4 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • A região Sul do Brasil terá influência de fenômenos climáticos que vão favorecer temporais em Santa Catarina. Um ciclone extratropical alinhado a uma frente fria, com a elevação de temperaturas, criam um cenário de atuação atmosférica bastante dinâmica, conforme o meteorologista Piter Scheuer. A região mais afetada pelos possíveis temporais, resultantes das mudanças no clima, devem atingir a região Oeste catarinenses.

    Entre esta segunda-feira (3) e quarta-feira (5), o Sul do Brasil será marcado por poucas nuvens, tempo bom e frio no início da manhã, explica o meteorologista. Na terça a temperatura oscila entre 25ºC e 27ºC, já na quarta, a tendência de elevação de temperaturas se prevalece e o estado pode ultrapassar os 30ºC.

    “Por conta de uma formação de um centro de baixa pressão, teoricamente falando, é um ciclone extratropical que está se formando. Mas este ciclone vai estar alinhado a uma frente fria”, destaca Scheuer.

    O especialista reforça que a mudança no tempo inicia na quarta, mas será sentida fortemente na quinta-feira (5), quando a chance de temporais aumenta com o avanço do ciclone extratropical e da frente fria.

    A frente fria também impacta no tempo dos estados vizinhos. “Há risco de tempestades na noite de quarta-feira na região Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná, Oeste Leste e Noroeste do Rio Grande do Sul”, finaliza o meteorologista.

    Com informações SCC10