Votou com biometria mesmo não tendo cadastrado? Entenda o motivo

Votou com biometria mesmo não tendo cadastrado? Entenda o motivo

6 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Parceria do TSE com entidades compartilhou dados biométricos visando economizar e poupar burocracia

    Muitos eleitores foram pegos de surpresa ao serem identificados pela biometria na hora da votação no último domingo (02). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso ocorreu devido à uma resolução expedida pelo órgão, em que foi compartilhado dados biométricos de outras entidades.

    Pessoas que já haviam cadastrado a biometria em entidades como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) ou nos Institutos de Identificação do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul puderam ser identificadas mesmo não tendo sido cadastrados na Justiça Eleitoral.

    Segundo o TSE, a medida de compartilhamento de dados teve como objetivo aumentar a população com biometria, poupando burocracias e economizando custos.

    A resolução está prevista no TSE com o nº 23.669/2021, artigo 246, que diz que “bases externas de biometria oriundas de entidades conveniadas com o TSE poderão ser utilizadas para fins de validação da eleitora ou do eleitor na seção eleitoral”.