‘O Brasil virou uma máquina de gerar emprego’, afirma Guedes

‘O Brasil virou uma máquina de gerar emprego’, afirma Guedes

26 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Ministro da Economia reforça que o país criou 16 milhões de vagas de trabalho desde o pior momento da pandemia

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (26), durante evento com empresários na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que o Brasil “virou uma máquina de gerar empregos”.

    “Criamos mais empregos do que EUA, Alemanha e Reino Unido juntos. Soma todo mundo e não dá o que nós criamos. […] Do fundo do poço até agora, já foram mais de 16 milhões de vagas”, diz ele.

    Os cálculos de Guedes levam em conta a geração de mais de 8 milhões de novas colocações com carteira assinada e de mais de 7 milhões de informais desde o pior momento da pandemia.

    Guedes reforça ainda que, pela primeira vez, há mais de 100 milhões de brasileiros trabalhando. “Se nós ganharmos, serão dez anos de crescimento na casa dos 3%, 3,5%, 4,5%”, destaca o ministro ao citar que o cenário só será revertido com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.

    As declarações de Guedes surgem no momento em que o o desemprego figura no menor nível desde 2015 (8,9%), com 9,7 milhões de pessoas sem colocação profissional no trimestre encerrado no mês de julho.

    No campo formal, as contratações superaram as demissões pelo nono mês consecutivo em setembro. No acumulado de 2022, o Brasil abriu 2.147.600 vagas de empregos formais, com 17.614.259 contratações e 15.466.659 demissões no período de nove meses.

    Com informações R7