“Cumprirei todos os mandamentos da constituição”, afirma Bolsonaro em 1º pronunciamento após eleição

“Cumprirei todos os mandamentos da constituição”, afirma Bolsonaro em 1º pronunciamento após eleição

1 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Bolsonaro pediu, contudo, que as manifestações sejam pacíficas e disse que atos violentos são “da esquerda”.

    Em seu primeiro pronunciamento após as eleições — feito na tarde desta terça-feira (1º), quase dois dias após a proclamação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que continuará “cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”.

    Em uma fala rápida, de menos de 2 minutos, ainda agradeceu os 58 milhões de votos e defendeu as mobilizações de caminhoneiros que fecham rodovias em todo o país. “Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça”. Bolsonaro pediu, contudo, que as manifestações sejam pacíficas e disse que atos violentos são “da esquerda”.

    “Nossa robusta representação no Congresso mostra força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca, mesmo enfrentando todo o sistema superamos a pandemia e as consequências de uma guerra”, afirmou.

    O presidente repetiu que “sempre jogou nas quatro linhas da Constituição”, que nunca falou em regulação da mídia e disse que vai continuar cumprindo as regras da Lei Maior do País.

    Após o pronunciamento, Ciro Nogueira afirmou que foi autorizado pelo presidente a iniciar o processo de transição do governo assim que a lei permitir. “A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei no nosso país”, disse Nogueira.

    O pronunciamento foi no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília. Foi a primeira manifestação pública de Bolsonaro desde o resultado das eleições presidenciais no domingo (30), quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi declarado presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tradicionalmente, candidatos derrotados fazem declaração pública após divulgação do resultado e telefonam para o eleito.

    Confira pronunciamento na íntegra:

    Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de novembro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacificas sempre serão bem vindas, mas nossos métodos não podem ser como os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasões de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir. A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Formamos diversas lideranças pelo Brasil, nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso, mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra.

    Sempre fui rotulado como antidemocrático e ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais. Enquanto presidente da República e cidadão continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa constituição. É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros, que como eu, defendem a liberdade econômica, religiosa, de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira. Muito Obrigada.

    Apagão no Planalto

    Bolsonaro entrou sorrindo, ao lado de assessores e se mostrava tranquilo. Ele começou a falar às 16h38, quase duas horas depois de a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República ter enviado uma comunicação aos jornalistas avisando que o presidente faria um pronunciamento “em instantes” no Palácio da Alvorada.

    Minutos antes do mandatário dar início ao pronunciamento, o tempo fechou na capital do país. Um apagão atingiu a área central de Brasília e o Alvorada ficou às escuras por pelo menos 20 minutos. A queda de energia também atingiu várias cidades do Distrito Federal.

    Com informações SCC10