Justiça recebe mais de 26 mil denúncias de telemarketing abusivo

Justiça recebe mais de 26 mil denúncias de telemarketing abusivo

4 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Neste ano, a pasta já suspendeu a atividade de quase 200 empresas de telemarketing por atividades abusivas

    O Ministério da Justiça informou, nesta sexta-feira (04), que já recebeu mais de 26,6 mil denúncias de telemarketing abusivo desde a criação do canal virtual. A plataforma, habilitada em julho, atende consumidores que recebem ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem permissão.

    Do total de denúncias, 92% afirmaram não ter relação com a empresa, enquanto 99% declararam não ter concedido permissão para que a empresa denunciada fizesse o contato. No acumulado do ano, as companhias que figuram no topo do ranking de ocorrências são: Oi, Banco Pan, Tim, Claro e Vivo.

    Segundo o ministério, Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de denúncias, com 8,8 mil registros. Em seguida, estão os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com 6,3 mil e 1,1 mil ocorrências, respectivamente.

    Neste ano, a pasta já suspendeu a atividade de quase 200 empresas de telemarketing por atividades abusivas. A decisão foi baseada nas mais de 14 mil reclamações registradas no sistema do governo federal. Em um dos casos, por exemplo, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing nos cinco números de telefones que possuía.

    Com informações Agência Brasil