Polícia prende homem com 100 kg de explosivos que seriam usados para atacar presídio em SC

Polícia prende homem com 100 kg de explosivos que seriam usados para atacar presídio em SC

17 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Outras cinco pessoas foram identificadas.

    Uma organização criminosa que planejava atacar a Divisão de Investigação Criminal e o Presídio de Lages foi desarticulada pela Polícia Civil de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (16). Um suspeito foi preso em flagrante com mais de 100 kg de explosivos e drogas, no bairro Guarujá, em Lages, na Serra catarinense.

    Além do preso, foram identificados outros cinco integrantes da organização criminosa. A polícia segue com as investigações prender os suspeitos.

    A investigação conseguiu informações de que o grupo iria usar explosivos para permitir a fuga de um detento do presídio. Os policiais também tinham informações de que a organização criminosa era atuante no tráfico de drogas.

    Conforme a polícia, novas informações surgiram nesta quarta, após um usuário de drogas que sofreu tentativa de homicídio, por conta de dívidas com o tráfico, procurar a delegacia e prestar depoimento que ajudaram a investigação a identificar onde as drogas e os explosivos estariam escondidos.

    Um dos suspeitos da tentativa de homicídio foi preso pela manhã, com 9 kg de maconha, 1,6kg de cocaína, e pouco mais de 100k g de explosivos. Entre os itens, havia um cordel detonante e um detonador.

    A Polícia Civil também identificou que o material estava armazenado de forma que provocava risco de explosão altíssimo. A explosão poderia alguns quarteirões se detonada. O Exército foi acionado o para auxiliar na verificação do material.

    A operação para localizar os suspeitos envolveu policiais de Lages, do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço, Xanxerê, Chapecó, helicóptero do SAER e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Científica também foi acionada para auxiliar na identificação do material apreendido.

    O homem foi conduzido para Divisão de Investigação Criminal, ele autuado pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de material explosivo e organização criminosa. Em seguida, foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

    Este slideshow necessita de JavaScript.