Saiba quem são os ministros anunciados por Lula nesta sexta

Saiba quem são os ministros anunciados por Lula nesta sexta

9 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • Haddad, Rui Costa, José Múcio, Mauro Vieira e Flávio Dino foram confirmados como parte do futuro governo

    Cinco nomes de ministros foram anunciados para o futuro governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta sexta-feira (9), as duas principais pastas da Esplanada — Ministério da Fazenda e Casa Civil –, além dos ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores, estão em comando definido, são eles: Fernando Haddad, Rui Costa, José Múcio Monteiro, Flávio Dino e Mauro Vieira, respectivamente.

    Todos os nomes têm um ponto em comum: a proximidade com Lula. Seja como “amigos de longa data”, como José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União, afirmou ao SBT News, ou na trajetória política. Fernando Haddad foi o candidato de Lula à Presidência em 2018, e é tido como a aposta do PT para a sucessão. Correligionário, assim como o governador baiano Rui Costa.

    Flávio Dino, da mesma forma que os demais, sempre foi aliado do petista — seja no período em que esteve no PCdoB, ao longo dos anos de governo no estado do Maranhão, quanto no atual partido, o PSB. Ao passo que o embaixador Mauro Vieira voltará ao comando do Itamaraty. Ele já esteve à frente da pasta durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

    A confirmação dos nomes foi antecipada pela transição petista, após “rumores”, por escolhas de Lula, conforme anunciou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann nesta semana. Inicialmente, o governo eleito pretendia anunciar nomes após a diplomação, marcada para a próxima segunda-feira (12). Mas o movimento ocorreu nesta manhã. Veja a seguir quem são os futuros ministros.

    Fernando Haddad – Ministério da Fazenda

    Pela segunda vez, o petista será ministro no governo Lula. Em governos passados, Haddad comandou a pasta da Educação, e agora estará à frente do Ministério da Fazenda — que será reaberto e dividirá as demandas da atual pasta da Economia. Aos 59 anos, o professor universitário em ciência política, já foi prefeito da cidade de São Paulo e concorreu ao Planalto com o apoio de Lula em 2018. É um dos cotados para a sucessão petista. A expectativa, conforme anunciado pelo presidente eleito, é que ele concilie a pauta social ao mercado. “Espero que o Haddad fale do mercado, mas fale do problema social, que o povo brasileiro precisa”, disse Lula.

    Rui Costa – Casa Civil

    Governador da Bahia por oito anos, até o fim do atual mandato, Rui Costa será o ministro-chefe da Casa Civil. Economista de formação, aos 59 anos, ele já foi Secretário da Casa Civil durante a gestão de Jaques Wagner (PT) no mesmo estado. Ele também tem trajetória no movimento sindical, tendo comandado o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia.

    José Múcio Monteiro – Ministério da Defesa

    Ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro comandou a Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula, e agora será o ministro da Defesa na gestão petista. Engenheiro civil de formação, aos 74 anos, ele será o primeiro civil nos últimos quatro anos a comandar a pasta da Defesa. Na política, Múcio teve cinto mandatos como deputado federal Por Pernambuco. Também foi prefeito e vice-prefeito de Rio Formoso (PE), e secretário de Transportes, Comunicação e Energia do estado, e secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Recife.

    Flávio Dino – Ministério da Justiça

    Ex-governador do Maranhão, Flávio Dino deixou o segundo mandato à frente do estado para concorrer ao Senado nas últimas eleições. Foi eleito e deve se licenciar do cargo para comandar o Ministério da Justiça. Aos 54 anos, ele é advogado por formação, e já foi juiz federal por 12 anos. Também presidiu à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no governo de Dilma Rousseff

    Mauro Vieira – Itamaraty

    O Ministério das Relações Exteriores ficará sob o comando do embaixador Mauro Vieira. Ele já foi ministro da mesma pasta no segundo mandato do governo Dilma. Atualmente, aos 71 anos, Vieira representa o Brasil na Croácia. E também teve postos de destaque no exterior. Entre as experiências está a embaixada da Argentina e a de Washington, além de ter representado o Brasil nas Nações Unidas. Com formação em direito, é diplomata de carreira.