Diplomação de Lula ocorre nesta segunda-feira no TSE

Diplomação de Lula ocorre nesta segunda-feira no TSE

12 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • Cerca de mil pessoas foram convidadas para assistir à cerimônia

    A solenidade de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será realizada nesta segunda-feira (12), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

    Os diplomas que serão entregues aos políticos levam a assinatura do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, e formalizam que ambos foram eleitos para o mandato de 2023-2026. Moraes vai abrir a sessão solene nesta segunda-feira e designará dois ministros do TSE para conduzirem o petista e o integrante do PSB ao plenário. À mesa oficial da cerimônia, estarão autoridades dos Três Poderes.

    Cerca de mil pessoas foram convidadas para assistirem à solenidade. “Elas serão divididas entre o Plenário, local onde ocorrerá o ato solene, os auditórios e o salão nobre da Corte, com telão para exibir a transmissão ao vivo da cerimônia. A diplomação também será transmitida em tempo real pela TV Justiça e no canal do TSE no YouTube. Além disso, seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos participantes”, acrescenta comunicado do Tribunal Superior Eleitoral.

    A sessão solene terá início com a execução do Hino Nacional pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência. O 2º tenente Cláudio Márcio Araújo da Luz vai reger o grupo. Terminado o Hino, Alexandre de Moraes entregará os diplomas. Na sequência, Lula fará um discurso. Encerrada a fala do futuro chefe do Executivo, o presidente do TSE discursará brevemente antes de encerrar a solenidade.

    Brasília terá um esquema de segurança reforçado para a diplomação, que ocorrerá 42 dias após o término do segundo turno da eleição presidencial deste ano. Haverá reforço do policiamento na região do TSE. Serão mobilizadas equipes de emergência, maior efetivo nas delegacias do centro de Brasília e bloqueio de vias nas proximidades do evento. Toda a movimentação nos arredores da Corte será monitorada por meio de imagens e informações repassadas em tempo real pelas equipes. Uma estrutura de apoio à operação, chamada de Cidade da Segurança, será montada ao lado do prédio, para atender de forma mais rápida possíveis ocorrências.