Operação da PMSC resgata pássaros utilizados em “rinha de canários”

Operação da PMSC resgata pássaros utilizados em “rinha de canários”

12 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • Uma operação conjunta, a Polícia Militar Ambiental e o 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) desencadearam uma operação para resgatar pássaros em situação de maus-tratos. O fato foi registrado no domingo, 11, na área rural do município de São João do Itaperiú.

    Durante a ação, os policiais resgataram 124 pássaros, todos da espécie canários, que eram utilizados em “rinhas”. Todos os animais eram mantidos sob condições precárias e vários deles, inclusive, já apresentavam ferimentos graves, decorrentes da prática cruel, caracterizando ainda mais a condição de maus-tratos.

    A rinha de canários é semelhante à rinha de galos, onde os pássaros são colocados para “brigar” um contra o outro e a luta só termina quando uma das aves morre ou desiste por não aguentar mais lutar devido aos ferimentos. Para estimular as brigas são mantidas fêmeas presas no local das rinhas. Em alguns casos, as aves são drogadas ou dopadas com remédios para aguentar mais tempo.

    As aves resgatadas foram encaminhadas para um hospital veterinário em uma Universidade, onde receberão tratamento para que, após serem reabilitadas, possam ser soltos. Diante dos fatos, 11 pessoas foram detidas e vão responder administrativa e criminalmente pelo crime ambiental.

    Além dos policiais da PMA, também participaram da ocorrência guarnições da Polícia Militar que atuam nas cidades de Joinville, Barra Velha e São João do Itaperiú.

    Este slideshow necessita de JavaScript.