“Operação Graxaria” apreende quase 1 tonelada de produtos de origem animal irregulares em Xanxerê e Abelardo Luz

“Operação Graxaria” apreende quase 1 tonelada de produtos de origem animal irregulares em Xanxerê e Abelardo Luz

14 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • O Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (CAOGRO), participou nos dias 09 e 12 de Dezembro, da OPERAÇÃO GRAXARIA nas cidades de Xanxerê (SC) e Abelardo Luz (SC), juntamente com a CIDASC, Vigilância Sanitária e da Polícia Civil local.

    O objetivo da operação foi a fiscalização em estabelecimentos que comercializavam produtos de origem animal (bovino, suíno, ovinos e outros), com o escopo de verificar a procedência dos produtos, com as respectivas notas fiscais, a data de validade e sanidade do produto.

    Ao todo foram fiscalizados 8 estabelecimentos e quase 1 tonelada de produtos de origem animal foi apreendida, sem comprovação de origem, vencidos e visivelmente deteriorados, com sérias consequências para os consumidores. Toda a mercadoria apreendida foi descartada em aterro sanitário, já que a situação é de risco para a saúde pública e de forma alguma poderia ser consumida. Os estabelecimentos foram notificados sobre as irregularidades encontradas, sendo lavrados autos de infração.

    A união de esforços entre a Polícia Civil, Cidasc e Vigilância Sanitária tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado na proteção da sanidade animal, bem como evitar a ocorrência de crimes contra o agronegócio, sobretudo o crime de abigeato e contra o consumidor.