Polícia Civil conclui investigação sobre fraudes em vistorias de veículos escolares

Polícia Civil conclui investigação sobre fraudes em vistorias de veículos escolares

16 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • A Polícia Civil, através da 5ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, concluiu investigação sobre fraudes em vistorias de segurança em veículos de transporte escolar.
    Após oito meses de diligências, observou-se que empresa situada em Chapecó especializada em vistorias de segurança em veículos de transporte escolar na verdade emitia seus certificados sem qualquer análise dos automóveis.
    Os veículos destinados ao transporte escolar devem ser periodicamente submetidos a testes de segurança e, se aprovados, são emitidos os devidos certificados de inspeção de segurança veicular (CISV). A investigação demonstrou que a empresa investigada desde o início teria sido fundada com o único objetivo de emitir fraudulentamente tais documentos, aprovando os veículos sem qualquer análise, inclusive sequer possuindo espaço físico e instrumentos necessários para avaliar os itens de segurança dos automóveis. Colocando em risco crianças e adolescentes que fazem uso do transporte escolar em diversos municípios do oeste de Santa Catarina.
    Foram localizados indícios da existência de mais de cento e cinquenta laudos simulados confeccionados entre os anos de 2021 e 2022 para diversas empresas prestadoras de transporte escolar em municípios da região oeste.
    O representante da empresa investigada foi indiciado por falsidade ideológica e atentado contra segurança de meio de transporte.
    A participação de outras pessoas segue sendo investigada em procedimento diverso.