Vendaval deixa rastro de destruição em Xanxerê; veja imagens

Vendaval deixa rastro de destruição em Xanxerê; veja imagens

18 de janeiro de 2023 Off Por Editor



  • Pelo menos quatro famílias foram atendidas pela Defesa Civil.

    Na tarde de ontem terça-feira (17), um forte vendaval atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense. Segundo a prefeitura, os ventos atingiram aproximadamente 40 km/h e causaram estragos em empresas e residências, principalmente no bairro João Winckler.

    A chuva intensa também causaram alagamentos nos bairros Colatto e Centro. De acordo com a Defesa Civil, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60 mm de chuva.

    De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, do Climaterra, o calor associado aos elevados índices de umidade relativa do ar e aproximação de uma de uma frente fria sobre o oceano, associados a uma pressão, foram os fatores responsáveis por organizar núcleos de tempestades severas que se propagaram sobre a região do Oeste do estado.

    Defesa Civil confirma microexplosão em Xanxerê

    A Defesa Civil confirmou a ocorrência de uma microexplosão após a forte tempestade que atingiu o município de Xanxerê, no Oeste catarinense, na tarde de ontem terça-feira, dia 17. A confirmação do fenômeno ocorreu após análises do Radar Meteorológico de Chapecó e os danos causados no local.

    Fortes ventos de aproximadamente 40 km/h arrancaram a cobertura de um barracão de uma empresa do ramo agrícola. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para os levantamentos no local. No momento do incidente, funcionários estavam trabalhando na unidade, mas apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se machucou. Segundo o órgão, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60 milímetros de chuva.

    Fenômeno

    Conforme a Defesa Civil, a microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando forte corrente de vento para baixo, da nuvem em direção ao solo, que se concentra em uma pequena área.

    Ruas alagadas

    O rio que corta o município de Xanxerê também saiu da calha e alagou algumas ruas da cidade em razão da forte chuva.

    A Defesa Civil também informou que foram entregues quase 500 metros de lona a quatro residências. Os levantamentos completos dos prejuízos ainda estão sendo realizados.

    Defesa Civil atendeu famílias

    O coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, destacou que foram distribuídas lonas para quatro famílias. O órgão está fazendo o levantamento dos estragos. Equipes da Prefeitura de Xanxerê já trabalham para recuperar os estragos ocasionados pelo temporal. O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, esteve conferindo os estragos com a Defesa Civil Municipal e Estadual, juntamente com a equipe da secretaria de Obras, Transportes e Serviços. O prefeito disse que vai cobrar novamente o Governo do Estado para que faça o repasse da próxima parcela do contrato, que soma R$ 5 milhões no total, valor já assegurado para que o município possa dar sequência nas obras das bacias de contenção. “O município fez o pedido da liberação da segunda parcela no início de dezembro de 2022, mas o valor ainda não foi repassado, por isso só temos em operação apenas uma bacia das cinco previstas no projeto. Vamos cobrar do Governo e dos nossos deputados para que o valor seja liberado e possamos dar continuidade nas obras das bacias de contenção o mais breve possível”.

    Veja as imagens

    Este slideshow necessita de JavaScript.